Design acessível: desenho autoral e preço justo

Design acessível: desenho autoral e preço justo

O mercado de design de móveis tem passado por grandes transformações. À medida que os consumidores mudam seus comportamentos, a indústria percebe que precisa inovar para atender às demandas do público e garantir competitividade. Assim, uma das tendências que mais cresce no mercado é a do design acessível.

Quando o assunto é mobiliário, por muito tempo as pessoas só conseguiam ter acesso a modelos padronizados, de menor qualidade e que não refletiam a personalidade do cliente. Do lado oposto, produtos com um pouco mais de exclusividade, resistência e beleza costumavam caber somente no orçamento de poucos.

Hoje, os consumidores já podem ter móveis de qualidade assinados por grandes designers, sem precisar desembolsar grandes quantias de dinheiro para isso.

O que é o design acessível?

Peças mais bem elaboradas, duráveis e belas não precisam ser tão difíceis de possuir. O design acessível se baseia na oferta de móveis desenvolvidos por designers experientes a preços mais justos para o público, que muitas vezes monta o produto em casa, dada a facilidade de manuseio das peças. Muitas marcas têm aderido cada vez mais a essa vertente.

Uma nova geração de consumidores está em busca de peças com maior custo-benefício, principalmente entre os jovens adultos. Seja por estarem montando o primeiro apartamento ou simplesmente pelo orçamento reduzido.

Além de tornar possível adquirir boas peças, o design acessível também tem atendido à forte demanda dos consumidores por praticidade para montar um móvel.

O desenho do mobiliário precisa permitir que se monte o modelo em casa, sem ajuda de um profissional especializado e sem muitas ferramentas específicas. Muitas vezes, apenas uma chave Phillips é necessária para montar uma peça!

Para completar a autonomia do consumidor, algumas empresas chegam a enviar mini kits de ferramentas e acessórios, juntamente com um manual de montagem intuitivo, para que o cliente tenha tudo à mão e visualize sem dificuldades a forma correta de reunir os componentes do móvel.

Mudanças na indústria possibilitam o design acessível

A popularização dessa tendência não se deve apenas às razões econômicas. Os designers, por exemplo, têm focado não apenas na beleza e funcionalidade, mas na utilização otimizada de materiais, um cuidado que vai ao encontro da sustentabilidade, uma vez que se precisa fazer o uso inteligente de matérias-primas, hoje cada vez mais escassas.

A indústria, por sua vez, tem se transformado para conseguir produzir peças assinadas com preços reduzidos ao consumidor final. Em parcerias com designers, as marcas conseguem reduzir os custos de produção e otimizar processos, para que, assim, o valor final dos produtos esteja compatível com um mercado mais popular.

Ao mesmo tempo que o design acessível leva exclusividade para muita gente, também ajuda na disseminação de projetos, conceitos e visões de grandes profissionais que valorizam aspectos da cultura popular – como o folclore brasileiro – para criar móveis exclusivos.

Está em busca de peças com design acessível? Não deixe de conferir nosso catálogo completo e se surpreenda com as peças divertidas e autênticas que você pode ter na sua casa!